Radar Saúde

Case de Sucesso - Umuarama: Destaque na Atenção Primária à Saúde

Único município no país com população acima de 100 mil habitantes a obter nota máxima nos indicadores de performance do Ministério da Saúde, que compõem o Previne Brasil. Parceria entre a Radar Saúde e Umuarama se iniciou em dezembro de 2020.

Case de Sucesso – Umuarama: Destaque na Atenção Primária à Saúde

Case de Sucesso – Umuarama: Destaque na Atenção Primária à Saúde

Pela primeira vez na história, a Atenção Primária em Saúde (APS) de Umuarama obteve a pontuação máxima na avaliação do Programa Previne Brasil. O programa é parte do modelo de financiamento da APS do Governo Federal, focado em aumentar o acesso do cidadão aos serviços e valorizar o desempenho dos profissionais de saúde e da gestão. Um dos resultados da avaliação realizada pelo Ministério da Saúde é o Indicador Sintético Final (ISF). Com o resultado obtido no primeiro quadrimestre de 2023, Umuarama também se torna destaque nacional: o município lidera o ranking do ISF, entre as cidades com população superior a 100 mil habitantes, sendo a única deste porte a atingir nota máxima.

A Radar Saúde tem o orgulho de contribuir para essa conquista, trabalhando em estreita colaboração com os profissionais de saúde e a gestão municipal. Através de nossa Plataforma de Atenção Primária à Saúde e consultoria especializada, planejamos ações e acompanhamos os indicadores de atendimento à população.

Umuarama iniciou o processo de melhoria nos indicadores, com apoio de soluções de inteligência, no primeiro quadrimestre de 2021, quando apresentava ISF avaliado em 2,96. Desde então, a implementação de ações estratégicas voltadas à saúde resultou em um crescimento constante, culminando no melhor desempenho da série histórica no primeiro quadrimestre de 2023.


Como a Radar Saúde apoia os municípios em melhorias na Atenção Primária à Saúde

Transformamos dados assistenciais e econômicos em informações com inteligência para a tomada de decisão da gestão, através de uma plataforma tecnológica, baseada em prevenção e predição de riscos, que com o apoio de uma consultoria especializada potencializa os resultados em saúde do município.

 

Plataforma Radar Saúde Atenção Primária

A plataforma tecnológica proporciona uma visão clara e ágil da situação da saúde municipal. Seus módulos são direcionados aos grupos prioritários da atenção primária, como gestantes, crianças e pessoas com doenças crônicas, e abrangem também linhas de cuidado com enfoque na predição de eventos adversos e prevenção de agravos de doenças. Além disso, a plataforma permite o acompanhamento de informações cruciais, como coberturas vacinais, repasses financeiros relacionados às principais ações e programas do Ministério da Saúde, transferências fundo a fundo e desempenho nos principais indicadores de gestão. Esses dados estratégicos são facilmente acessíveis, proporcionando uma análise abrangente e embasada para a tomada de decisões.

Consultoria em Gestão de Saúde Pública

Trabalhamos em estreita colaboração com a gestão municipal para planejar e construir estratégias eficazes, realizando um diagnóstico abrangente dos serviços de saúde, traçando o perfil epidemiológico do município e oferecendo soluções personalizadas. Em Umuarama, nossa consultoria desempenhou um papel fundamental ao fornecer suporte desde a implantação do e-SUS até o acompanhamento periódico dos indicadores com metas, monitoramento da produção por profissional, capacidade instalada e uma série de outras ações voltadas para a qualificação da Atenção Primária em Saúde. Esse apoio aliado a uma gestão municipal competente, comprometida e extremamente eficaz, garantiu o sucesso do município no Programa Previne Brasil do Ministério da Saúde.

Entenda o Indicador Sintético Final (ISF)

O Indicador Sintético Final (ISF) é um dos componentes que determinam o valor do incentivo financeiro a ser transferido pelo Ministério da Saúde aos municípios e corresponde ao cálculo do desempenho do conjunto de sete indicadores, aferido a cada período de quatro meses, com repercussão financeira no quadrimestre subsequente.

Os indicadores avaliados são a proporção de gestantes com seis ou mais consultas pré-natais até a 12ª semana; gestantes com exames para sífilis e HIV; gestantes com atendimento odontológico; mulheres com coleta de citopatológico na atenção primária; crianças de um ano vacinadas na APS contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, infecções causadas por Haemophilus influenzae tipo B e poliomielite inativada; hipertensos com consulta e pressão arterial aferida no semestre; e diabéticos com consulta e hemoglobina glicada solicitada no semestre.

Veja mais